5 coisas que precisas de saber sobre a ansiedade
Vives em constante sentimento de tensão, preocupação ou medo? A maior parte dos teus dias são cinzentos?? Estás sempre sem vontade de fazer as tuas tarefas, de sair, etc?
Hoje trazemos um artigo onde vamos dar-te a conhecer 5 coisas que podes não saber sobre a ansiedade.
Curioso? Vamos lá descobrir!
A ansiedade pode manifestar-se de diferentes maneiras
A ansiedade não se manifesta da mesma forma em todas as pessoas e, na maioria das vezes, não se sente apenas, vê-se. Em algumas pessoas pode apresentar-se através de sintomas físicos, como palpitações cardíacas, falta de ar… outras pessoas podem ter pensamentos acelerados, inquietação e dificuldade de concentração. Pessoas agitadas, inquietas, com tremores e suores, pessoas tensas, a hiperventilar e contraídas são os sinais de alerta mais comuns.
A ansiedade não é apenas uma preocupação excessiva
É verdade que a preocupação excessiva é um dos sintomas mais comuns de quem sofre de ansiedade, mas vai muito mais além disso. A ansiedade pode causar sensações de medo intenso e sem razão aparente, de forma excessiva, irracional e continuada em situações muito específicas.
Ter ansiedade é normal, até ao momento em que se transforma em dor de cabeça
Sabias que é natural e saudável sentir ansiedade, pressão e receios do dia-a-dia? O ser humano tende a reagir e a agir motivado por medos e receios. A ansiedade chega mesmo a ser um protetor do nosso corpo/cérebro. O problema está quando esta ansiedade aparece de forma contínua e excessiva, sem razão aparente, ou seja, quando o perigo não é real.
A ansiedade é um doença psicológica tão limitante como uma doença física
Como já foi referido neste artigo, a ansiedade na maioria das vezes não é visível, mas não é por isso que a devemos menosprezar ou desvalorizar. Existem vários tipos de ansiedade, como vimos, e pode dizer-se que o medo é uma característica muito comum. A pessoa que sente medo sem motivos, é um medo real e reflete-se no medo de falhar, no medo de ser julgado, no medo de se expôr, etc. Desta forma, essa mesma pessoa vivem em constante estado de alerta e agitação, acabando por alterar as suas rotinas em função dessa condição.
A ansiedade tem solução
A ansiedade tem sempre uma causa associada, ou seja, significa que se a conseguirmos identificar, conseguimos trabalhar e resolver. Durante a nossa vida passamos por vários momentos, alguns deles negativos e até mesmo traumáticos, que podem marcar-nos, perturbar e condicionar o resto da vida.
Por isso, nas nossas consultas de Psicologia, com a Drª Patrícia Moreira podes trabalhar tudo isto. Ela tem as ferramentas certas para te ajudar a gerir as emoções e trabalhar na raíz do problema.