Imagem corporal e autoestima

É importante começar por definir o que é a imagem corporal. A imagem corporal é a forma como uma pessoa vê o seu próprio corpo. Esta perceção mental é construída ao longo do tempo e, como diz a nossa nutricionista Amélia, “muitas vezes, essa imagem não é aquela que nós temos de nós próprios, mas sim a representação que os outros têm de nós”. 

a autoestima é aquilo que sentimos em relação a nós mesmos. 

Logo, estes dois conceitos estão interligados e podem ter influência um no outro. Quando estamos satisfeitos com a nossa imagem corporal, temos uma boa autoestima. Por outro lado, quando estamos insatisfeitos com o nosso corpo ficamos com a autoestima mais em baixo. 

A maioria das vezes tudo isto está relacionado com o nosso peso. Dependendo das características individuais de cada pessoa, o processo de nutrição pode ser lento e “pode ser benéfico que assim seja, porque permite a manutenção dos resultados a longo prazo”, reforça a Dra. Amélia. 

Uma grande aliada para ajudar no caminho da boa autoestima é a psicologia. “Quando trabalhamos o nosso interior acabamos por ver resultados no exterior. Temos de aprender a viver novamente connosco, a aceitar a nossa imagem e a gostar dela”, refere a nossa psicóloga Patrícia Moreira.

As massagens modeladoras também podem ajudar-te a sentir melhor, uma vez que se estás num processo de emagrecimento, esta é uma especialidade onde vais ver resultados mais rápidos. “Acaba por ser um empurrão extra para te ajudar na autoestima”, sublinha a nossa terapeuta de massagens Sara.

Para finalizar, deixamos cinco aspetos para aprenderes a amares-te a ti própria e a melhorares a tua autoestima:

  • Encontra a felicidade sendo quem realmente és;
  • Faz uma lista do que mais gostas em ti;
  • Rodeia-te de pessoas que te façam sentir bem;
  • Não sejas crítico contigo próprio.
 

Como diz a nossa psicóloga: “aceitar é diferente de não fazer nada. Eu posso aceitar-me, mas se me incomodar eu posso fazer por melhorar, esse é o objetivo”.

Revê a live em que a psicóloga Patrícia Moreira, a nutricionista Amélia Catarina Ribeiro e a terapeuta Sara Lemos falam sobre este assunto.