Saltar refeições será ou não uma boa estratégia para quem quer emagrecer?

Se estás a tentar emagrecer, certamente já tiveste estes pensamentos:

  • E se eu saltar o pequeno-almoço para poupar calorias? Até estamos no verão e o apetite até nem é muito. 
  • Ontem abusei nas quantidades ou comi algo que não devia, vou saltar a primeira refeição do dia seguinte.

 

Mas será esta uma boa ou má estratégia para quem está num processo emagrecimento?

Antes demais quer estejas a tentar emagrecer ou não, saltar refeições NÃO É uma uma estratégia, uma vez que acabamos por sabotar os esforços para uma alimentação equilibrada.

Imagina, quando estás a saltar uma refeição, acabas por sentir mais fome na seguinte, ou seja, acabas por comer em maior quantidade como consequência. Resultado? A tua fome está acumulada e leva-te a fazer escolhas menos saudáveis. 

É verdade que escolhas rápidas e menos saudáveis são mais tentadoras quando estás com fome, mas a longo prazo pode levar-te a hábitos alimentares menos saudáveis. 

O segredo está em não saltar refeições, mas sim em refeições pequenas e frequentes. Assim, consegues manter os níveis de energia estáveis e evitas picos de fome. 

Se gostavas de ganhar hábitos de alimentação saudável e equilibrada, mas sentes que o caminho é difícil de fazer sozinho, queremos que saibas que não precisa de ser assim.

Estamos cá para te ajudar e a nossa nutricionista Amélia Catarina Ribeiro irá dar-te sugestões saudáveis e criar um plano alimentar adaptado às tuas necessidades e estilo de vida.